Durante todo o processo de transformação da gestação vamos sempre citar a idade gestacional seguindo a contagem das 40 semanas assim como os médicos obstetras e também a idade fetal contados a partir da fecundação, ou seja, 2 semanas após a última menstruação de acordo com os embriologistas. 

Lembrando que segundo especialistas, cada gestação se difere de mulher para mulher, de bebê para bebê. Através dessa matéria você verá o que acontece semana a semana com o bebê e com a mamãe de forma geral.  

 

 

1º Trimestre – 1 a 13 Semanas 

Acompanhe abaixo o desenvolvimento fetal e também os
prováveis sintomas da mamãe semana a semana no primeiro trimestre da gestação. 

1º Mês – 1ª a 4ª Semana de gestação…

1ª e 2ª Semanas: Neste momento você ainda não está grávida, mas a contagem começa oficialmente partindo do primeiro dia da menstruação.  Durante as duas primeiras semanas do seu ciclo, seu corpo está se preparando para ovular.Hormônios estimulam os ovários a produzir e liberar o óvulo sinalizando para engrossar o endométrio preparando-o para receber um óvulo fecundado!

3ª Semana:  O espermatozóide e o óvulo se unem em uma das trompas de falópio para formar uma nova célula (do bebê) chamada de ovo ou zigoto com 46 cromossomos – 23 da mãe e 23 do pai. Trata-se de uma união que possui milhares de informações genética que já definem o sexo (definido pelo pai/espermatozóide) e todas as características do bebezinho. Cerca de 30 horas após a fecundação é iniciado o processo de divisão do zigoto em 2, 4, 8, 16 células e assim sucessivamente…

O milagre da vida se inicia! Parabéns mamãe e papai vocês estão grávidos!

Ao mesmo tempo que acontece a rápida divisão das células, o ovo também começa a trajetória saindo da trompa rumo ao útero. No final da terceira semana ou primeira semana após a fecundação começará o processo do zigoto se ligar ao revestimento uterino (implantação ou nidação) e nesse momento a bola de células recebe o nome de blastocisto. Durante a nidação, o colo do útero fica um pouco mais largo e macio e um espesso tampão veda o útero para protegê-lo.

Nesse processo pode haver um discreto sangramento vaginal sendo absolutamente normal. Se a mulher já estiver planejando o bebê poderá nesse momento suspeitar que já esteja grávida, caso contrário passará totalmente despercebido, pois, ainda é muito cedo para apresentar qualquer outro sintoma de gravidez.

4ª Semana: No final da quarta semana de gestação ou segunda semana após a fecundação o processo de nidação (fixação do blastocisto ao útero) se completa. Neste período, o blastocisto se divide ao meio, sendo uma parte (parte interna) se transformará no bebê e a outra (parte externa) se transformará em placenta que por sua vez já começa a produzir o hormônio da gravidez (gonadotrofina coriônica humana ou HCG) avisando os ovários para pararem de liberar óvulos.  

Nesse período a mamãe já vai notar o atraso da menstruação e já poderá comemorar com o resultado positivo de um teste de farmácia. 

Assim, já poderá imediatamente agendar sua primeira consulta pré-natal extremamente importante para a saúde de ambos! Faça uma lista com tudo que deseja perguntar ou relatar ao seu médico.

Suspenda o uso de remédios, bebida alcoólica, cigarro, tratamentos estéticos como tintura nos cabelos e diminua o cafezinho.

2º Mês – da 5ª a 8ª semana de gestação…

5ª Semana: A quinta semana de gravidez ou terceira semana após a concepção, marca o início do período embrionário. Isto é, quando o cérebro do bebê, espinha dorsal, coração e outros órgãos começam a se formar.  O embrião agora é formado de três camadas (endoderma, mesoderma e ectoderma) cada uma com a importante função de formar órgãos e tecidos distintos – A camada interior (endoderma) formará os pulmões, o fígado, o sistema digestivo e o pâncreas. A camada média (mesoderma) formará o esqueleto, músculos, rins, vasos sanguíneos e o coração. A camada externa
(ectoderma) formará a pele, cabelo, olhos, esmalte dos dentes e o sistema nervoso.  Ainda nesta semana, a cavidade amniótica se expande e a membrana amniótica passa a envolver estruturas, como o saco vitelino originando o cordão umbilical.

O embrião poderá ser visualizado através da ultrassonografia transvaginal, mas não há garantias que isso aconteça por ser ainda minúsculo.

Mamãe - Seu corpo está trabalhando horas extras para o suprimento de nutrientes para o embrião. Como resultado, você pode sentir náuseas e cansaço durante esta semana da gravidez. Pequenas modificações mamárias também podem acontecer deixando-as doloridas.

Lembre-se que uma vida saudável é essencial para o perfeito desenvolvimento do seu bebê, por isso, esteja atenta a boa alimentação enriquecida com vitaminas importantíssimas como o ácido fólico e o devido acompanhamento médico. Leia sobre alimentação da gestante e pré-natal.

6ª Semana:  O crescimento é bastante rápido esta semana. Apenas quatro semanas após a concepção, seu tubo neural conectado a medula espinhal ao cérebro está se fechando e o coração está batendo cerca de 100 a 130 vezes por minuto e  bombeando sangue. As características básicas faciais começam a aparecer como olhos e narinas e o corpinho assumi uma curvatura em formato de C onde pode-se notar pequenos sinais de braços e pernas.

Mamãe - Nesta semana, as náuseas talvez se intensificam principalmente pela manhã e normalmente desaparecendo após 12 a 13 semanas de gestação. O aumento da freqüência urinária também pode ser um sintoma presente nesta fase em decorrência da pressão do útero em crescimento sobre a bexiga. Sonolência e cansaço podem ser freqüentes devido a dilatação vascular que ocorre no organismo materno e ao alto nível de progesterona. 

7ª Semana: ou cinco semanas após a concepção, o cérebro do bebê e o rosto estão se desenvolvendo rapidamente. Em imagens de ultra-som pode revelar a formação do cérebro e as mãos e pés assemelham a pequenas nadadeiras. Por incrível que possa parecer, os testículos (menino) ou ovários (menina) já começam a se formar nesta fase. E o bebezinho começa a se mexer, porém, ainda é muito cedo para conseguir senti-lo!

8ª Semana: Ou seis semanas após a concepção, os braços e pernas do bebê crescem mais, os dedinhos começaram a se formar. Características faciais do bebê estão se tornando mais evidentes, como lábios, língua e narinas. O processo de ossificação (endurecimento dos ossos) começa com os ossos dos dedos das mãos e dos pés já alcançando a primeira articulação. Vinte minúsculos dentinhos de leite começam a se formar na mandíbula.
Os intestinos começam a se desenvolver dentro do cordão umbilical que migrarão para o abdomen do bebê quando tiver o tamanho suficiente para acomodá-los.Seu cérebro continua a se desenvolver tornando-se mais complexo. O bebezinho começa a mostrar sinais de atividade reflexa – uma resposta automática a determinados tipos de estímulos.

Mamãe - Seu útero está ganhando tamanho e talvez esteja sentindo nesta fase sua cintura se expandir, embora ainda não seja perceptível as outras pessoas, principalmente se for a primeira gravidez, já se não for talvez já tenha sinal de barriguinha devido o ligamentos dos músculos não ser tão apertados quanto antes (variando muito conforme o estilo de vida e biotipo de mulher para mulher).  Esta semana talvez seja o auge dos enjôos matinais, o estômago pode produzir mais ácido causando queimações e o metabolismo tende a ficar mais lento. Você também pode sentir diferença na textura da pele e cabelo devido à produção dos hormônios placentários que aumentam a oleosidade da pele.

3º Mês – 9ª a 13ª Semanas de Gestação

9ª Semana: ou sete semanas após a concepção, com o desenvolvimento dos ossos e cartilagens , os pulsos estão mais definidos, os tornozelos já se formaram e os dedinhos das mãos e pés são bem visíveis. Os braços mais compridos e o bebê já dobra os cotovelos. Os rins começam a funcionar pela primeira vez e as glândulas supra-renais começam a produzir hormônios. Os intestinos também começam a sair do cordão umbilical penetrando no abdômen. Também nesta semana, os testículos ou ovários continuam se formando, mas genitália externa continua indefinida sendo impossível saber o sexo do bebê.

Mamãe - As náuseas matinais podem persistir e outros sintomas como indigestão, azia, micção freqüente, fadiga, congestão nasal podem fazer parte nessa fase da gestação. Os seios podem estar sensíveis e a auréola pode escurecer.  

10ª Semana: Ou oito semanas após a concepção, a cabeça do bebê se tornou mais redonda. O pescoço começa a se desenvolver e as pálpebras começam a se fechar para proteger seus olhos em desenvolvimento. A maioria das juntas estão formadas, incluindo cotovelos, punhos, joelhos, ombros, tornozelos, mãos, pés e os dedinhos se separam. O lábio superior o as orelhas estão formados. O bebê mede cerca de 27 a 35 mm do alto da cabeça até o bumbum e pesa cerca de 4 a 5 gramas.

Ao final da 10ª semana, o embrião já se encontra praticamente todo formado com a maioria dos seus órgãos vitais funcionando e tem início a partir daí o período fetal no qual haverá basicamente a maturação e crescimento dos órgãos e sistemas do bebê que foram formados no período embrionário. 

Mamãe - o mal estar matinal pode começar a melhorar, mas ainda persistirá por mais algumas semanas mesmo com menor intensidade. Esta semana você pode sentir alterações de humor, ficar mais sensível… Você também pode perceber veias cada vez mais proeminentes nas pernas, barriga e seios e pequenas palpitações passageiras. Seu volume de sangue aumentará de 40 a 50% durante a gravidez.

11ª Semana:  No início da 11ª semana de gravidez, ou nona semana após a concepção, a cabeça do bebê ainda representa cerca da metade do seu comprimento. Mas o corpo do bebê está prestes a modificar crescendo rapidamente nas próximas semanas. Ele agora é oficialmente um feto e a fase mais crítica do desenvolvimento terminou. Os glóbulos vermelhos estão começando a se formar no fígado do seu bebê. Até o final desta semana, a genitália externa começará a assumir seu aspecto feminino ou masculino. Até agora o bebezinho pode medir cerca de 5 cm de comprimento (cabeça ao bumbum) e pesar cerca 8 gramas.

Mamãe- Você está próxima ao final do primeiro trimestre de gestação, e com isso pode sentir algum alívio em relação as náuseas, melhorando seu apetite.  Sua cintura está sumindo lentamente e nessa fase é normal que o peso aumente cerca de 1 kg. Embora algumas mulheres possam até perder peso nesse primeiro período devido ao enjôos, mas isso não prejudicará o desenvolvimento do bebê.

 

12ª Semana: Ou dez semanas após a concepção, o rostinho do bebê já possui um perfil humano. A partir dessa semana ele já apresenta movimentos espontâneos, embora a mãe ainda não consiga perceber. Os principais ossos do corpo começam a se formar nessa fase. Os dedinhos dos pés e mãos já estão maiores e as unhas começam a surgir. Agora o feto mede cerca de 60 mm ou 6 cm, pesa cerca de 9 a 13 gramas e a probabilidade de aborto cai consideravelmente após esta semana. Seu bebê está ficando cada vez mais forte!

Mamãe - No final da 12ª semana, a freqüência urinária tende a voltar ao normal (retornando no final da gestação), as mamas tendem a ficar maiores e mais sensíveis e as náuseas tendem a cessar até o final do 1º trimestre.

 

13ª Semana: Ou onze semanas após a concepção, o bebê mede em torno de 65 a 78 mm e pesa cerca de 14 a 20 gramas. Os intestinos do bebê terão saído do cordão umbilical para o abdômen. Ele começa a urinar em resposta ao líquido amniótico que engole. Suas cordas vocais estão se formando e os olhinhos começam a se mover para frente da rosto assumindo sua posição normal.   

Mamãe: Parabéns! Você completou o 1º trimestre! A fase mais crítica passou, os sintomas ruins do início da gravidez começam a desaparecer. Embora os cuidados devam continuar, você pode relaxar um pouco mais, curtir esse momento e obedecer o seu corpo quando o mesmo pedir para descansar.

 

2ª Trimestre – 14 a 26 Semanas


4º Mês – 14ª a 18ª Semana de Gestação

 


14ª Semana:
No ínicio do quarto mês ou 14 semanas (idade fetal 12 semanas) o feto mede cerca de 8 a 9 cm (da cabeça ao bumbum) e pesa cerca de 25 a 30 gramas. Nesta fase ele consegue realizar movimentos de abrir e fechar as mãozinhas e também movimentos faciais como franzir as sobrancelhas e fazer caretas. 

Mamãe - Enquanto alguns hormônios podem causar algumas desvantagens durante a gestação, o hormônio do crescimento (GH) tem a característica de deixá-la mais bonita e radiante! Esse hormônio estimula a renovação celular em todo o corpo e pode deixar a pele da mamãe mais bonita e o cabelo mais brilhante, além de já estar mais segura e confiante em relação ao bebê, garantindo um semblante mais sereno e feliz. O intestino pode se apresentar mais preguiçoso o que pode ser resolvido bebendo bastante água, e acrescentando mais fibras a alimentação.  

 

15º Semana: ou 13 semanas após a concepção o feto mede cerca de 10 cm, e já apresenta todos os movimentos presentes em fetos com 9 meses. Sua audição está se desenvolvendo e ele pode pular em resposta aos barulhos externos, e também já está mais sensível as alterações de luz mesmo com os olhinhos fechados. O cabelo começa a se formar e sua pele que é extremamente fina e transparente nessa fase, começa a ganhar uma camada de pelos fininhos para proteção chamada lanugo ou lanugem crescendo até 26ª semana e caindo por completo após o nascimento.

Mamãe -  Não entre em pânico se sua pulsação começa a aumentar, pois, seu coração está bombeando mais sangue para abastecer o bebê com oxigênio. Esse aumento do volume de sangue também pode deixar sua pele mais corada e bonita.  Seu útero está ganhando tamanho e as roupas começam a ficar apertadas.

 

16ª Semana: ou 14 semanas após a concepção, o feto mede cerca de 11 a 12 cm e vai dobrar de tamanho nas próximas 2 a 3 semanas. A primeira etapa do desenvolvimento do sistema respiratório se processa nesta fase. Seu sistema nervoso central continua amadurecendo, o sistema gastrointestinal já terá sua função bem desenvolvida e a medula óssea fetal se torna a principal estrutura responsável pela formação do sangue do bebê.

Mamãe – Seu útero cresceu significativamente e nas próximas semanas poderá começar a sentir seu filho mexer! Muitas vezes é como uma bolha de gás ou sutil e tremulo movimento que ficará mais intenso com o passar do tempo até poder sentir os famosos chutes! O maior volume sanguíneo pode produzir pequenas sangramentos nasais e as veias das pernas podem se tornar mais aparentes. Seus ligamentos musculares estão esticando podendo causar dores abdominais. 

17ª Semana: ou 15 semanas de idade fetal, o rápido crescimento de seu bebê é evidente. A circulação de sangue é agora completamente desenvolvida e o cordão umbilical se alonga e fica mais forte para apoiar as suas crescentes necessidades. Medindo cerca de 13 cm do alto da cabeça ao bumbum o bebê e a placenta são quase iguais em tamanho. A pele está perdendo a aparência transparente e começa a engrossar um pouquinho essa semana. Os reflexos estão mais desenvolvidos e o bebê pode piscar, e chupar o dedinho.

Mamãe -  Como o crescimento do bebê você também pode sentir mais fome nesse período e ganhar mais peso. Também poderá perceber uma pequena secreção nas mamas, sendo o colostro se formando e seu corpo se preparando para amamentação.

18ª Semana: ou 16 semanas após a concepção o bebê mede cerca de 14 a 15 cm e pesa cerca de 150 a 190 gramas. A partir de agora já será possível saber o sexo do seu bebê! Seus movimentos estão mais intensos… Ele ou ela pode se esticar, bocejar, girar e levantar a cabeça, mover os braços e pernas, colocar a lingua prá fora, ter soluços (desenvolvimento do diafragma) e se assutar com barulhos.

Mamãe - Esta semana, provavelmente poderá sentir seu bebê mesmo que discretamente. Esses movimentos "borboletas" acima do osso púbico geralmente começam entre 18 a 22 semanas. Poderá encontrar dificuldade para dormir ou achar uma melhor posição devido aumento do útero abaixo do umbigo. Muitas novidades esperam os pais no próximo exame de ultra-som onde será possível visualizar esses novos movimentos do bebezinho e também o sexo para finalmente definir o nome e a cor do quartinho!

5º Mês – 19ª a 22ª Semana de Gestação..

19ª Semana: ou 17 semanas após a concepção o bebê estará durante esta e as próximas semanas desenvolvendo o seu cérebro em ritmo acelerado. Milhões de neurônios estão se formando e as células nervosas estão se desenvolvendo para atender os sentidos – paladar, olfato, audição, visão e tato cada vez mais aflorados.

Mamãe - Como o seu útero empurra o estômago, você pode sentir azia nessa fase da gestação. Você também pode ter comichão ou coceira na pele que está esticando, sendo extremamente importante a devida hidratação com produtos especiais para gestante evitando as estrias.

 

20ª Semana - ou 18 semanas após a concepção, essa semana você está oficialmente na metade da gravidez! O bebê mede cerca de 17 cm do alto da cabeça até o bumbum sem contar as perninhas. Os movimentos do bebê começam a ficar mais coordenados. O feto é capaz de ficar ereto e impulsionar o corpinho para frente. As orelhas e o nariz se tornam mais definidos.  Seu bebê tem a mesma quantidade de sono e tempo acordado como um recém nascido. Nessa fase seu corpo será revestido por uma substância branca e gordurosa chamada vernix caseosa, que servirá para proteger a sua pele devido a longa exposição ao líquido amniótico e também como lubrificante para ajudar no movimento de encaixe da pelve nas últimas semanas e para o seu nascimento. 

Mamãe - Algumas mulheres podem ter certa dificuldade para respirar, os pulmões tornam-se apertados e você pode transpirar mais do que o habitual. Você deve monitorar seus pés e tornozelos para detectar quaisquer sinais de edema ou inchaço. Embora seja um sintoma considerado normal para mulheres grávidas, o excessivo inchaço dever ter o conhecimento do seu médico, uma vez que,  pode indicar alguma complicação como hipertensão induzida pela gravidez.

21ª Semana - ou 19 semanas de idade fetal o bebê inicia a maturação do sistema auditivo onde já consegue ouvir e reconhecer a voz da mãe! Os pulmões ainda estão crescendo e seu alvéolos começam a se formar. O coração também se fortalece a cada dia. Até o final da 21ª semana o bebê estará medindo cerca de 24 a 25 cm (a partir de agora a medida se refere da cabeça aos
pés) e pesando cerca 360 a 400 gramas. 

Mamãe - Nesta semana, você provavelmente está se sentindo emocionalmente mais estável e confortável em estar grávida. Aproveite para conversar com seu bebê e ouvir música de preferência músicas instrumentais, clássicas, transmitindo-lhe paz e tranqüilidade. Depois que ele nascer, os mesmos sons irão também acalmá-lo!

22ª Semana - ou 20 semanas após a concepção chega-se ao final do 5º mês de gestação. Seu rostinho está cada vez mais perfeito, com maior definição dos lábios, pálpebras e sobrancelhas. Dentro da gengiva surgem os brotos dos dentes permanentes
atrás dos dentinhos de leite que se formaram desde a 8ª semana. O corpo do bebezinho já apresenta proporções certas, mas a pele ainda é enrugada. Ele passará a ganhar bastante peso nas próximas semanas e essa sobra de pele vai sumir. Nesta semana ele pode medir em torno de 26 cm e pesar cerca de 430 a 450 gramas.

Mamãe – Durante esse tempo, você deve estar se sentindo muito bem, tanto fisicamente como emocionalmente. Você também pode estar notando um aumento da fome e continua ganhando peso de forma estável e constante. Esse peso extra pode começar a trazer um certo desconforto nas costas. Evite permanecer muito tempo sentada ou deitada e também sapatos com salto alto.

6º Mês – 23ª a 26ª Semanas de Gestação

23ª Semana - ou 21 semanas após a concepção, seu bebê começa a ter movimentos oculares rápidos. A língua em breve desenvolverá as papilas gustativas. As impressões digitais estão se formando. Para os meninos, os testículos começam a descer do abdômem e as meninas o útero e os ovários estão em vigor. O bebê também pode começar a desenvolver uma substância fundamental para a sua respiração chamada de surfactante alveolar que permite aos pulmões inflarem quando respiramos. Nesta semana o bebê mede em torno de 27 a 28 cm e pesa de 500 a 600 gramas.  É difícil saber o tamanho exato do bebê nesta fase e os médicos costumam medir o feto tomando como base o tamanho do seu fêmur.  

Mamãe – Não se preocupe se você se sentir um pouco mais esquecida do que o habitual. Os hormônios do estresse adicional e suplementar pode causar esquecimentos. É comum para as grávidas perder as chaves do carro, carteiras e celulares ou outras coisas mesmo que façam parte da sua rotina.

 24ª Semana: ou 22 semanas após a concepção o bebê pesará cerca de 600 a 750 gramas e medirá em torno de 29 a 30 cm. Seu sistema respiratório a partir de agora e até o momento do seu nascimento realiza a terceira fase de desenvolvimento amadurecendo os pulmões que por volta desta semana ainda estão bastante imaturos. Se o bebê nascer prematuramente esta semana, ele ficará na UTI neonatal até completar seu crescimento e desenvolvimento precisando de um equipamento especial para a sua respiração.

Mamãe – Seu apetite e peso continuam aumentando. A maior parte do peso que você ganha, se seguir uma dieta saudável, vai para o seu bebê e o processo de gestação, tais como músculos do útero, da mama, sangue e líquido amniótico, por isso não seja dura consigo mesma e alimente-se bem. Você pode estar sentindo alguma dor nas costas, porque seu bebezinho cresce a cada dia. Algumas mulheres também têm dores de cabeça freqüentes ocasionadas por várias coisas, como desidratação, elevação de hormônios, tensão ou até problemas de sinusite.

 

25ª Semana:ou 23 semanas após a concepção o bebê está pesando em cerca de 800 a 850 gramas, (lembrando que nesta fase existe uma variação de peso e tamanho considerada absolutamente normal tanto para mais quanto para menos). O cérebro do bebê está crescendo rapidamente, as narinas começam a abrir o os ouvidos estão funcionando totalmente. As estruturas da coluna que incluem 1000 ligamentos, 150 juntas e 33 anéis também começam a se formar nesta semana.

Mamãe -  No auge do 6º mês seus seios são dignos de um desfile de moda by Victoria´s Secret, aproveite esse momento! Mas atenção para os cuidados necessários para evitar as indesejáveis estrias!



26ª Semana:ou 24 semanas de idade fetal, medindo cerca de 32 cm (da cabeça aos pés) e está pesando cerca de 900 gramas. Seus olhinhos podem começar a abrir. Os pulmões continuam se fortalecendo. Ele se move livremente no líquido amniótico,pois, ainda há espaço para isso.

Mamãe- Os movimentos do bebê nessa fase são suficientemente fortes para outra pessoa sentir além de você, sendo assim, o papai agora já consegue compartilhar dessa emoção.    

3º Trimestre – 27ª a 40º Semanas

7º Mês – 27ª a 30ª Semanas de Gestação

27ª Semana: ou 25 semanas a partir da fecundação, e no início do sétimo mês e oficialmente no terceiro e trimestre! O bebê já mede em média 33 cm e pesa 1 kg. O cérebro e os pulmões continuam seu rápido crescimento. As pálpebras começam de fato a se abrir. 

Mamãe - A partir de agora a ansiedade em querer ver o rostinho só tende a aumentar. Coisas prazerosas como definir o nome, o quartinho, o enxoval, as lembrancinhas de nascimento te ajudarão a passar o tempo mais rápido, embora possa achar que não passe. Atenção redobrada para o seu corpo que ganhará mais peso nesse período e a barriga o auge da gestação!

28ª Semana: ou 26 semanas após a concepção, o bebezinho está ficando mais fofinho. Agora medindo cerca de 34 a 35 cm e pesando na média 1150 seu cabelinho agora está maior que o lanugo (pêlo do corpo) e está com a aparência cada vez mais próxima do que será até o nascimento.   

Mamãe - Aqueles sintomas do início da gravidez agora são substituídos por outros como possíveis câimbras, varizes, inchaços, indigestão, dores lombares, cólicas e ressecamento da pele.

29ª Semana:
ou 27 semanas após a concepção, medindo em torno de 36 cm e pesando aproximadamente 1250 g sua cabeça está proporcional ao resto do corpo. A medula óssea produz glóbulos vermelhos. Ele ou ela começa a desenvolver uma camada de gordura subcutânea, ou seja, a primeira camada logo abaixo da pele. Nessa semana pode ter mais soluços, que é um sinal de que seus pulmões estão amadurecendo. O cérebro já pode regular a temperatura do corpo e controlar a respiração primitiva. E agora o bebê está mais sensível quanto ao paladar, a luz e até mesmo ao cheiro.

Mamãe - Com tanta movimentação dentro de você, é normal se sentir um pouco cansada e com falta de ar devido a pressão do útero no diafragma. Descanse o quanto puder! Certifique-se em manter uma boa nutrição, e boa postura para ajudar nas dores das costas. Nessa semana é bacana já deixar a malinha da maternidade devidamente pronta! 

30ª Semana - ou 28 semanas após a fecundação seu bebê pesará cerca de 1390 g e medirá aproximadamente 37 a 38 cm. Seus olhinhos podem permanecer mais abertos e ele ou ela estará ainda mais atento aos movimentos e sons externos. Seu bebê terá agora uma aparência mais arredondada e pode começar a mover a cabecinha para baixo "posição de vértice" ou posição de nascimento.

Mamãe -  O fluxo extra de sangue, hormônios e circulação pode causar sangramento das gengivas e inchaços, daí a necessidade de se ter cuidado dobrado com a saúde bucal da mamãe durante toda a gestação.  Inchaços nas mãos e pés principalmente em dias quentes é normal, porém, devem ser devidamente acompanhados pelo médico que agora deve recebe a sua visita com intervalos menores de tempo. Algumas mulheres também podem sofrer de infecção urinária durante a gravidez. Se estiver com dificuldades em encontrar uma posição para dormir, tente travesseiros especiais de maternidade.

8º Mês – 31ª a 35ª Semanas de Gestação.

31ª Semana: ou 29 semanas após a fecundação e iniciando o oitavo mês seu bebê terá aproximadamente 39 a 40 cm e 1540 g. O bebê pode de fato assumir a posição que ficará no útero até o parto. Seu bebê pode agora rastrear movimentos como seus olhos. A íris pode até responder a intensidade de luz. Esta semana ele desenvolve outra camada de gordura subcutânea. Se for um menino seus testículos irão começar a descer da cavidade do corpo para o escroto. O cérebro, os pulmões e o sistema digestivo estão quase completamente maduros.

Mamãe - Você pode estar se sentindo mais ansiosa do que nunca, principalmente se esta for a sua primeira gravidez.  Também mais pesada do que nunca… não é para menos! Seu bebezinho está cada vez mais gordinho e entrando na reta final. Procure momentos tranquilos só seu e do bebê, onde consiga ouvir sua própria respiração…   

32ª Semanas: ou trinta semanas após a concepção, o bebê ganha peso rapidamente que é composto de gordura, músculos, tecidos e órgãos. Sua pele é agora mais clara e lisa, seu cabelo cresce, as unhas atingem a ponta dos dedos e todos os 5 sentidos estão mais fortes. Seu corpo se move para onde ele bem quer e deseja. Pesquisas indicam que seu bebê pode sonhar, com o que, ainda não se sabe! Ele agora mede cerca de 41 a 42 cm e pesa cerca de 1720 g.

Mamãe - Você pode estar ganhando até meio quilo por semana, pois, é nesse período final o bebê ganha a metade do seu peso total sendo portanto, extremamente importante a devida atenção para uma rica alimentação.  Tente manter uma dieta saudável na gravidez evitando alimentos gordurosos e com muito sal.

33ª Semanas:ou trinta e uma semanas a partir da concepção o bebê pode pesar cerca de 1920 g e medir 43 cm valendo sempre lembrar que é absolutamente normal a variação do peso para mais ou menos dessa média. O cérebro do bebê continua em constante desenvolvimento. Os alvéolos dos pulmões são revestidos com a substância chamada de surfactante e estão cada vez mais fortes se preparando para o perfeito funcionamento ao nascer. Os ossos estão se fortalecendo e o lanugo (camada de pelinhos do corpo) começam a cair.

Mamãe - O espaço do bebê está diminuindo a cada dia e a essa altura da gestação você pode ser capaz de distinguir o joelho, cotovelo, pés ou mãos do bebezinho quando apalpar a sua barriga. Com o tamanho do bebê aumentando, pode aumentar também a pressão no seu estômago diminuindo um pouco seu apetite e causando azia. 

34ª Semana: ou trinta e duas semanas após a concepção, o bebê pesa cerca de 2200 g e mede em torno de 44 cm. Seu sistema imunológico se reforça e se prepara para o parto. A partir dessa semana, caso ele queira nascer antes do tempo, seu sistema respiratório fetal já está apto a funcionar fora do útero e as complicações de prematuridade (nascimento antes da 37ª semana) reduzem bastante!

Mamãe -  Devido aos movimentos do bebê se posicionando para a posição de cabeça para baixo, você pode sentir mais vontade de urinar devido a pressão sobre a bexiga podendo fazer com que você se levante várias vezes à noite para ir ao banheiro.  



35ª Semana: ou 33 semanas após sua concepção, o bebê pesará cerca de 2400 g e medirá em torno de 46 cm.  Seus bracinhos e pernas agora têm mais gordura e começam a fazer dobrinhas. Seu tamanho é grande o suficiente para ocupar quase todo o espaço. O lanugo já caiu quase todo e a camada branca e oleosa chamada vernix está ficando mais espessa.  

Mamãe - Você pode sentir algumas dores na região da pelve e quadris devido ao peso do bebê e também a ação de hormônios que causam o relaxamento dessa região no objetivo de facilitar o processo do parto.

9º Mês – 36ª a 40ª Semanas de Gestação.

36ª Semana: ou 34 semanas de idade fetal o bebê está quase pronto! Seu sistema gastrointestinal e completamente funcional podendo produzir enzimas digestivas suficientes para digerir o alimento após seu nascimento. Seu bebê continua a aconchegar-se  na região da pelve. Caso ele esteja em uma posição diferente, poderá assim permanecer até o nascimento, pois, com o espaço limitado talvez não seja suficiente para que ele faça o giro. No entanto, há casos em que o bebê acaba se virando faltando pouquíssimo tempo possibilitando assim o parto natural. Nessa semana ele pesa cerca de  2700 g e medirá em torno de 47 cm.

Mamãe – É provável que seu médico já esteja lhe orientando sobre sintomas que sentirá indicando que a hora chegou. É extremamente importante manter a calma (o papel do papai é fundamental) e tirar todas as suas dúvidas com o médico sobre o parto.

37ª Semana: ou 35 semanas após a fecundação o bebê mede cerca de 48 cm e pesa aproximadamente 2900 g. No final desta semana a gestação já é considerada "a termo" o que significa que o bebê já está pronto para nascer não sendo mais prematuro. Logicamente, que se concluir até 40ª semana ou 38 semanas de idade fetal, ele estará ainda mais forte.

Mamãe - Nesta semana, seu corpo se prepara para o trabalho de parto, podendo surgir corrimento vaginal. Isso acontece porque aquele tampão que estava vedando e protegendo seu útero desde a fecundação está se desfazendo. Enquanto o bebê se encaixa na posição de nascimento, sua barriga pode descer um pouco (por isso a expressão "olha sua barriga já está baixa!") fazendo com que a pressão no estômago e diafragma diminua melhorando a azia e falta de ar.

38º Semana - ou 36 semanas de idade fetal o bebê mede em torno de 49 cm pesando aproximadamente 3050 g. O vernix que o bebê é revestido está quase no fim em preparação para o parto embora possa permanecer até o nascimento. Seus intestinos já sinalizam perfeito funcionamento na formação de mecônio (substância verde considerada o 1º coco do bebê liberada após seu nascimento). 

Mamãe - A partir de agora o bebê só está esperando o momento de nascer que poderá acontecer a qualquer minuto. Lembre-se que dificilmente o bebê obedece exatamente a data prevista podendo nascer até 2 semanas antes ou depois. Portanto, é bom ficar atenta quanto a possíveis sinais, como contrações seguidas e mais intensas (não confundindo com as falsas contrações) e a ruptura da bolsa. Nessa semana é normal a mãe sentir estímulos elétricos que vibram nas pernas e vagina. Isso acontece quando o bebê toca nos seus nervos enquanto se encaixa na bacia. O colostro também pode aparecer mais forte sinalizando que seu corpo está preparado para amamentar.   Pode parecer engraçado, mas nessa fase final, é comum a mãe desenvolver uma súbita explosão de energia querendo fazer mil coisas, como reorganizar os móveis, limpar a casa… Mas relaxe! É completamente normal e considerado um instinto para receber o bebê. Equivale a preparação do "ninho" para a chegada dos filhotes!

39ª Semana: ou 37 semanas de idade fetal o bebê mede em torno de 50 cm e pesa cerca de 3200 g. Agora ele não pode se mover tanto devido à falta de espaço. Seus ossos estão fortes, porém, a cabeça permanecerá mais macia para ajustar-se no parto.  As cinco fontanelas ou "moleiras" estão separadas e podem ser apertadas umas contras as outras. Os olhinhos ainda não possuem ductos lacrimais, pois, irão aparecer algumas semanas após o nascimento do bebê. As unhas têm crescido bastante e precisarão ser cortadas logo após o nascimento. 

 

Mamãe - Você está mais pesada do que nunca! Você pode sentir tonturas à medida que o bebê se encaixa, pois, faz com que o seu centro de gravidade se desvie perdendo o equilíbrio. O final da gestação é um momento de grande ansiedade para a mãe, o pai e familiares. Mas tente aproveitar ao máximo esse momento em sua plenitude. Desconsidere palpites e comentários indesejáveis. Certamente você, o papai e o médico saberão conduzir essa fase da melhor forma até o momento tão esperado!

40ª Semana:ou 38 semanas de idade fetal o bebê pesa cerca de 3450 g e mede em torno de 51 cm. Ele ou ela está totalmente formado esperando o momento exato de vir ao mundo!  Cerca de 15% do seu peso é composto de gordura que ganhou nas últimas semanas. É normal o bebezinho perder um pouco de peso logo após o nascimento. O lanugo ou lanugem já caiu quase completamente, às vezes, pode ainda ter um pouco na parte superior do corpo.

Lembrando que a data prevista do parto, como o próprio nome diz, é apenas uma previsão, uma estimativa… Pode ser agora ou demorar ainda mais 2 semanas no máximo!

Mamãe - Parabéns! Você concluiu 40 semanas ou 9 meses de espera, dedicação, expectativas, vivenciou diferentes sensações, emoções e seu corpo passou por transformações únicas.

E finalmente você terá seu filho tão esperado nos braços, ouvir o chorinho, ver seu rosto, a cor dos seus olhos (que certamente vai mudar) e conhecer cada detalhe desse ser responsável pela transformação da sua vida!

Nós do Mega Bebês lhe desejamos muitas felicidades e pretendemos continuar juntos pelos próximos anos, compartilhando do crescimento do seu bebê, sempre trazendo dicas e muitas informações para acrescentar ao dia a dia de mãe e filho!

O vídeo abaixo (National Geographic Channel) mostra o desenvolvimento fetal de forma espetacular. Mas vale lembrar que no filme as semanas são contadas a partir da fecundação (38 semanas). Por isso quando citarem as semanas, calcule 2 a mais para coincidir com sua idade gestacional a partir da DUM. Exemplo a 24ª semana do vídeo equivale a sua 26ª semana de idade gestacional.

O vídeo tem duração de 1 hora e meia com intervalos de 1 minuto a cada fase. Vale muito a pena conferir!

Vídeo: Vida no Ventre

Exibido pelo National Geographic Channel – Todos os Direitos são Reservados: