Festa Infantil Halloween

Gostosuras ou Travessuras???

Se o seu filho ou filha faz aniversário no mês de outubro, o que você acha de surpreender a todos com um festa muito divertida inspirada no Dia das Bruxas ou o famoso Halloween?!

Uma festa tradicional e muito relevante nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido e que aos poucos vem conquistando os brasileirinhos pelo divertido e diferente estilo.

O Halloween comemorado no dia 31 de outubro é carregado de tradições e junção de culturas e de várias e diferentes histórias devido sua origem muito antiga (lendas que remontam o século V). Mas o que realmente importa nessa festa é a descontração e diversão, principalmente das crianças, que lá tradicionalmente se fantasiam e saem pelas ruas batendo de porta em porta perguntando aos vizinhos "Trick or Treat?" – Doces ou Travessuras?

Uma das histórias diz que essa brincadeira tem origem de um costume europeu do século IX que no dia 2 de novembro, dia das almas, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram pedaços quadrados de pão com groselha. E para cada pedaço de pão que ganhasse, ele deveria fazer uma oração para um parente falecido da pessoa que doou o pão, a fim de deixá-lo cada vez mais próximo do céu.

Bruxas, múmias, vampiros, morcegos, fantasminhas, velas e candelabros, aranhas, corvos, galhos secos retorcidos, caveiras, caixões e as tradicionais abóboras iluminadas, Jack o´lantern para os americanos.

Vale apostar em todas essas características para decorar uma festa típica Halloween!

Mas é claro, que o estilo da decoração vai depender da idade da criança para que a festa seja muito divertida e não assustadora…

Uma aranha de plástico em cima de um brigadeiro pode ser divertido para uma criança de 5 anos e um terror para uma de 2 que prefere algo mais light e colorido!

Por isso separamos a idéia abaixo para crianças que ainda não tem idade para entender a brincadeira, mas que mesmo assim você pode fazer uma festa Halloween linda com as coloridas abóboras!

Espantalhos, flores, e muitas abóboras espalhadas pelo espaço da festa e destacada em cada detalhe.

O Halloween para os americanos marca o fim oficial do verão e com isso também celebra o final da última colheita do ano (influência dos antigos celtas). Tanto que essa festa também recebia o nome de Samhain (fim de verão) ou Festa do Sol entre outros nomes. As abóboras simbolizam sabedoria, prosperidade e boa colheita, além da sua cor laranja que indica vitalidade e energia.

Veja que na decoração acima, as abóboras têm a carinha bem infantil, com sorriso feliz para agradar qualquer criança!

Já para os "maiorzinhos" pode-se usar as abóboras iluminadas que fazem parte de uma outra histórinha…

A lenda do folclore irlandês conta a história de Jack, um alcoólatra metido a espertalhão que no dia 31 de outubro, bebeu excessivamente e o diabo veio levar a sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede. Jack estava sem dinheiro para o último gole e pede ao diabo que se transforme em uma moeda e ele concorda. Jack rapidamente guarda a moeda na carteira com fecho em forma de cruz e propõe ao diabo em libertá-lo em troca de mais uma ano na Terra e o diabo concede. No ano seguinte, no dia 31 de outubro, novamente o diabo aparece e, Jack, esperto como sempre, o convence a pegar uma maçã de uma árvore. O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack desenha com um canivete uma cruz no tronco aprisionando-o novamente. Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça, e sem opção, ele concorda mais uma vez e Jack o liberta da árvore. Para o seu azar, um ano mais tarde, Jack morre e sua entrada no céu é negada. Sem alternativa vai para o inferno, mas o diabo desconfiado depois de ser ludibriado por 2 vezes, também recusa a sua entrada, mas com pena da alma perdida, lhe joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho. Jack coloca a brasa dentro de uma abóbora para preservar a chama por mais tempo e sai perambulando.

Se você enxergar uma luzinha fraca pelas ruas na noite do dia 31 de outubro, é o Jack-o-lantern (Jack da Lanterna) procurando um lugar prá ficar! Boooooooooo!

Voltando às decorações…

As bruxas também são figuras importantes para uma festa halloween e são as prediletas entre as meninas seja para a decoração ou para a sua fantasia do dia! Veja abaixo algumas idéias!

Para os meninos os tons de laranja intenso e preto são boas idéias para criar cenários super bacanas. Já para as meninas pode-se acrescentar o roxo para um clima mais “bruxinha”!

Do convite à lembrancinha, o dia das bruxas é o tema da festa e o que vale é entrar no clima!

Se a filha já for uma adolescente, veja abaixo uma festa teen halloween cheia de charme!

O bolo não poderia ser mais divertido! Veja algumas idéias!!!

E os doces acompanham o clima da festa se apresentando das formas mais variadas…

Veja mais algumas figuras simbólicas do Halloween e seus significados:

Abóbora – fertilidade, prosperidade e sabedoria;

Vela – indica o caminho para os espíritos do outro plano astral;

Vassoura – simboliza a limpeza de energias negativas;

Morcego – simboliza a clarividência, pois, vêem além das formas e aparências sem necessidade de visão ocular;

Aranha – simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o suporte para seguir o caminho;

Gato Preto – simboliza a auconfiança, independência e liberdade

Para as crianças, o que vale mesmo em uma festa Halloween é ter muitos doces e muitas brincadeiras, mas sem travessuras…

Comemore com os seus filhos mais essa data! E Feliz Dia das Bruxas!!!

One Response to Festa Infantil Halloween

  1. clarisse disse:

    ola.Por gentileza,estou com dificuldades em encontrar alguem que tope fazer a decoraçao de Halloween de bebe semelhante a que vc publicou. Tem sugesto~es de onde comprar os moldes ou como fazer a decor?Grata
    Abraço

Deixe uma resposta