Vacinas Antes da Gravidez

Infelizmente nem todos os médicos orientam suas pacientes quanto a importância de se manter o calendário de vacinas atualizado, assim como já fazem com os exames ginecológicos de rotina. Toda mulher em idade fértil independente se está ou não planejando a gravidez deve estar atenta ao controle da sua carteirinha de vacinação. Assim, estará protegendo a sua saúde e evitando problemas caso venha a engravidar antes do esperado.

Se você está planejando engravidar e não está em dia com as vacinas essenciais, veja a tabelinha e orientações abaixo.           

Tabela de Vacinas para Mulheres que Desejam Engravidar 

Vacina

Imunização

Doses

Disponibilização

Público

 Privada

Tríplice Viral
(1)

Rubéola, Caxumba  Sarampo

Dose única ou 2 doses com intervalo de 4 meses entre 1ª e 2ª para mulheres com vacinação desconhecida de forma que recebam 2 doses na vida

Sim

Sim

Hepatite A, B ou Vacina combinada A+B

Hepatite A  Hepatite B

Hepatite A = 2 doses com intervalo de 6 meses

Apenas Hepatite B para pessoas até 19 anos ou que apresentam alto risco de contrair a doença  (profissionais da saúde, manicure, podólogos
entre outros)

Sim A, B ou
combinada A+B 

Hepatite  B = 3 doses sendo 2ª dose 30 dias após a 1ª e a 3ª dose 5 meses após a 2ª

Combinada A+B = 3 Doses sendo 2ª dose 30 dias após a 1ª e a 3ª dose 5 meses após a 2ª

Dupla Adulto(2)

Tétano  Difteria

dose única (reforço a cada 10 anos)   

Sim, apenas a DT

Sim (DT e dTap)

Varicela (3)

Catapora

2 doses com intervalo de 2 meses
entre a 1ª e 2ª

Não Sim

Febre Amarela

Febre Amarela

dose única (reforço a cada 10 anos)

Sim Não

Influenza

Gripe

dose única anual

Apenas para maiores de 60 anos ou campanhas
nacionais

Sim

1 – A vacina Tríplice Viral é extremamente importante para mulheres que desejam engravidar principalmente pela imunização contra Rubéola. A mulher grávida que adquirir rubéola poderá causar malformações no feto, como surdez, catarata, glaucoma, problemas cardíacos e neurológicos. É recomendável tomar a vacina com um intervalo de 3 meses antes de engravidar. 

2 – Caso a mulher nunca tenha sido vacinada ou desconheça sua vacinação contra Tétano e Difteria, deve-se seguir o esquema de 3 doses com intervalo de 60 dias sendo aconselhável a 1ª dose da dTap (tríplice bacteriana acelular – tétano, difteria e coqueluche disponível na rede particular) e a DT (dupla adulto tétano e difteria disponível nos postos públicos) na 2ª e 3ª doses. Essa vacina requer reforço a cada 10 anos, porém, em caso de gravidez deve-se antecipar para 5 anos.

3 – A vacina contra Varicela (catapora) é indicada para mulheres que nunca contraíram a doença ou desconheçam seu
histórico estando assim sujeitas a pegarem catapora durante a gravidez trazendo risco ao feto. A vacina é administrada em 2 doses com intervalo de 2 meses. Após a 2ª dose da vacina é recomendado esperar 3 meses antes de engravidar.

 

One Response to Vacinas Antes da Gravidez

  1. Miguel Mbumba Ngunza (michel) disse:

    Sim, é mesmo assim que a regra funciona precipalmente as; nossas mamães e esposas prevenção é VIDA, tamtém as ou seja os proficionais que são indicado para está actividade tem falhado muito por, não ter as boas, melhores ORIENTÇÕES na população e dando apena a vacina não basta é orientar, explicar ao paciente para que e por que.
    Segundo o tecnico de Enfermagem, disse o seguinte; um bom médico é aquel que efectua a receita com a fé, e deve sempre trabalhar por amor a CAMISOLA. esta materia ajudou e vai ainda ajudar mais e sempre.
    OBRIGADO

Deixe uma resposta